sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Família e política.


Documento que resgistra o casamento de Edgard Leite Ferreira com Alejandrina Castro Cassou, no dia 6 de julho de 1932.




Edgard Leite Ferreira, retornado do Uruguai, com mulher e filho, em Santos.


Decreto de nomeação de Edgard Leite Ferreira para o cargo "de Guarda Sanitário" aprovado mediante concurso público. Aparentemente primeiro emprego decente. Assinado em 5 de junho de 1934 por Getúlio Vargas, então "apenas" "Chefe do Governo Provisório", isto é, ainda não presidente legítimo (antes da promulgação da constituição de 1934) e por Juarez Távora.

Documento de identificação como agente recenseador (1940?)


Edgard Leite Ferreira com a mãe e o filho, na década de 40.


Documento do DOPS que dá conta da reunião do Pleno Ampliado do CE do PCB em 1946, onde Edgard Leite Ferreira foi eleito para o cargo de Secretário Eleitoral e de Massas. E onde se trataram diversos assuntos interessantes para compreender a história do PCB.Comitê Estadual do PCB em 1946. Foto tirada no mesmo dia do Pleno Ampliado. Edgard Leite Ferreira o primeiro da esquerda, de branco. Entre outros, Lincoln Cordeiro Oest, que seria assassinado pela ditadura em 1972, deputado estadual pelo PCB, Claudino José da Silva, primeiro negro eleito deputado federal, Paschoal Elidio Danielle, deputado estadual pelo PCB, Walkirio de Freitas, deputado estadual, Josias Ludolf Reis, deputado estadual, além de Benigno Fernandes e José Costa, militantes antigos do PCB, que tiveram atividade no Partido em meados dos anos 30.



Propaganda de Edgard Leite Ferreira, candidato a deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PCB. O resultado final das eleições está aqui.


Edgard Leite Ferreira com outros correligionários, entregando a Getúlio Vargas um abaixo assinado em prol do reajuste do funcionalismo público. Foto tirada pouco antes do suicídio do presidente. Este, em plena crise política, está com o olhar bem distante.


Discursando.


Com a mulher Alejandrina e o filho José Ezequiel, em algum momento no final dos anos 40 e princípios dos 50.


Edgard Leite Ferreira entre líderes sindicais e o presidente Juscelino, após negociar, com sucesso, o fim da "greve dos 400 mil", em 1956.




Nenhum comentário: